Pular para o conteúdo principal

O Poder das Flores Medicinais: Conheça as Flores que Curam Doenças

Os tratamentos terapêuticos a partir de folhas, sementes, cascas, frutos e flores  tem tradição milenar e já foram as únicas alternativas possíveis para tratar injúrias e doenças, antes da chegada da indústria farmacêutica, por isso podemos afirmar sua importância e eficácia já consolidada pelo conhecimento popular.

Medicamentos a base de plantas tem muitos benefícios, pois a maioria das vezes não têm os efeitos  colaterais que muitos medicamentos sintéticos causam, são muito mais baratos e disponíveis na natureza, o que os torna mais acessíveis facilmente. 

flores do campo

O Brasil possui a maior flora do planeta, com mais de 10 mil espécies catalogadas com potencial terapêutico, então você pode imaginar como seria incrível se esse assunto foi mais difundido e tivéssemos mais acesso a essas verdadeiras riquezas naturais.

Muito utilizadas para enfeitar e perfumar ambientes, as flores têm um papel muito maior e podem se transformar em métodos poderosos para cura de enfermidades, diretamente através das próprias flores frescas, secas ou óleo essencial e indiretamente através do própolis que é resultante de resinas coletadas de brotos, plantas e flores pelas abelhas, misturados a secreções salivares, cera e pólen de flores.

É justamente sobre as flores medicinais que vou tratar hoje no blog.

ONDE ENCONTRAR FLORES MEDICINAIS?

As flores medicinais podem ser encontradas em jardins, floriculturas especializadas, ou ainda quando secas ou em forma de óleos essenciais, em lojas que vendam produtos naturais ou algumas farmácias de manipulação.

Na verdade, hoje em dia podemos nos beneficiar da tecnologia para conseguir quase tudo e com as flores não é diferente; é possível comprá-las pela internet também.

COMO UTILIZAR ESTAS FLORES?

Depende de cada flor. O uso é a partir de chás, tônicos ou outras preparações. Algumas são podem ser introduzidas na alimentação, como o hibisco por exemplo que oferece deliciosas geleias ou a angélica que pode ser cristalizada e utilizada para decorar bolos.

Tem ainda algumas que são corantes naturais como por exemplo a flor “fada azul” (Clitoria ternatea) ou ainda flor de macela, entre outras que ao mesmo tempo que colorem e dão vida aos nossos pratos e sucos, trazem vários benefícios nutricionais e terapêuticos para nosso organismo.

QUAIS SÃO AS FLORES MEDICINAIS MAIS COMUNS?

FLOR DE MACELA 

Esta é a flor de uma erva brasileira também chamada de macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional.

O extrato das flores funciona como sedativo, ansiolítico, anti-espasmódico e analgésico. Ainda tem utilizações cosméticas devido seu potencial clareador para pele ou como tônico capilar.

HIBISCO

As flores de hibisco (Hibiscus sabdariffa ou vinagreira), são muito consumidas atualmente no Brasil em forma de chá , por pessoas que desejam perder peso ou aquelas que levam uma vida saudável. 

Esse chá é feito através de infusão de botões secos e além de seu sabor e aroma suaves, possuem características medicinais reconhecidas há séculos, com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alguns de seus benefícios são:

    • Auxilia na perda de peso

    • Ajuda a regular a pressão arterial (diminui)

    • Controle do colesterol

    • Anti-envelhecimento, por ser rica em anti-oxidantes

    • Atua contra retenção de líquidos

    • Auxilia o funcionamento do fígado.

Apesar de todos os benefícios, os ativos dessa planta concorrem com alguns fármacos, portanto se você não é um indivíduo livre de patologias ou utiliza alguma medicação continuamente, é aconselhável que se dirija a uma consulta médica, se tiver interesse em fazer uso frequente da bebida.

CAMOMILA

Conhecida também como camomila, camomila-vulgar, camomila-alemã, camomilha ou camomila-dos-alemães é nativa do sul e do leste da Europa e possui propriedades medicinais devida alta concentração de terpenóides e flavonóides.

É utilizada há milhares de anos e há evidências de que já era utilizada no antigo Egito e na Grécia, sendo conhecida como erva sagrada pelos anglo-saxões.

Como medicamento, tem ação contra flatulência, cólicas, febre, anti-inflamatório, anti-espasmódico, anti-séptico, calmante. 

Seu chá as vezes é utilizado para diminuir cólicas em bebês e seu óleo para massagens relaxantes (consulte o pediatra antes de oferecer qualquer medicação ao seu filho, bebê ou não).

Pode ser utilizado como cicatrizante em feridas e seu óleo essencial é usado como sedativo suave, auxiliar da digestão, como fungicida e bactericida.

Além de usos farmacêuticos, encontra um lugar privilegiado na cosmética , perfumaria e aromaterapia, sendo utilizada em cremes, produtos capilares, loções para pele e licores.

flor de gerbera

GÉRBERA

Muito comum no Brasil, entre as dez flores mais comercializada e entre as três principais flores de corte, a gérbera é na verdade, originária da África do Sul. Tem versatilidade de cultivo, ou seja, pode ser utilizada em jardins, vasos para casas e apartamentos ou flores de corte. 

As cores originais são amarela, laranja, branca, rosa, violeta, vermelha e ainda existem em outras cores que foram ampliadas por melhoramento genético.

Ela é uma planta necessária em todas as casas, pois segundo a NASA, a gérbera é capaz de melhorar a qualidade do ar interno, umidificando o ar, já que as plantas liberam vapor d'água como parte da fotossíntese e da respiração e a gérbera precisa de cerca de duas semanas para detectar os poluentes e construir as diferentes enzimas para metabolizá-los, ou seja, é um filtro natural efetivo de ar, agindo para neutralizar substâncias como TCE (tricoloetileno), encontrado em adesivos, corantes, tinta, etc. e benzeno encontrado em tintas, óleos, tintas, plásticos, borracha, etc.

Além disso, seu extrato vegetal pode ser utilizado em preparações cosméticas e de banho com efeito hidratante e condicionador da pele.

flores de jasmim

FLORES DE JASMIM

O jasmim-verdadeiro ou jasmim-dos-poetas, jasmim-de-são-josé, jasmim-branco (Jasminum officinale), é uma trepadeira delicada originária da Eurásia, Austrália e Oceania.

Por seu cheiro marcante e pronunciado é utilizado em perfumaria e cosméticos, emprestando sua fragrância a cremes, loções e perfumes.

Esta planta medicinal é rica em óleo essencial e suas flores são utilizadas em fitoterapia por suas características calmantes e sedativas. 

Também pode ser utilizada na forma de chá e segundo o conhecimento popular é eficiente para hepatites, dores abdominais, diarreia, além de ser reconhecida como afrodisíaco poderoso e auxiliar no tratamento do câncer.

EQUINÁCEA

A equinácea, conhecida também como flor do cone, púrpura ou rubdéquia; é indicada para resfriados, gripes e problemas respiratórios e age fortalecendo o sistema imunológico.

Outro uso comum é na cicatrização de lesões e como desinfetante de abcessos, furúnculos, feridas superficiais, queimaduras e intoxicações como mordeduras de serpentes. 

As fórmulas utilizadas na área medicinal são:

    • Cápsula (pó da planta)

    • Tintura (líquido a 20%)

    • Extrato Fluido (líquido a 100/5)

    • Xarope (para resfriado e gripe)

    • Enxaguatório bucal (normalmente em uso combinado com outras ervas, como sálvia e malva por exemplo)

Além do uso medicinal é possível encontrá-la em shampoos.

CALÊNDULA

A calêndula, Calendula officinalis é aquela planta que conhecemos como bem-me-quer, mal-me-quer. Ainda é chamada de outros nomes como maravilha, margarida dourada ou verrucária; era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia antigas como planta medicinal e em cosméticos e ainda hoje é muito utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações, devido seu grande potencial cicatrizante.

AZALEIA

A azaleia (Rhododendron simsii ) também chamada de rodoendro é originária de regiões montanhosas do leste da |Ásia e por este motivo se adapta muito bem em regiões frias ou amenas.

Apresenta benefícios no combate a anemia, é rica em propriedades calmantes, digestivas, antissépticas, anti-inflamatórias, sedativas e antiespasmódicas. 

Seus benefícios são importantes, combate e previne a anemia.

É rica em propriedades calmantes, digestivas, antissépticas, anti-inflamatórias, sedativas e antiespasmódicas. 

ROSA BRANCA

Arbustos de rosa branca são muito comuns em todos os cantos do país, mas nem todos sabem que ela guarda poderosas características medicinais.

Além de ter um delicioso aroma leve e adocicado, as rosas brancas têm propriedades adstringentes, calmantes, anti-inflamatórias e depurativas. O seu chá é muito utilizado, por exemplo, em pessoas que sofrem com acne, devido seus benefícios anti-inflamatórios nos comedões e nas regiões pustulares. 

Não pode ser consumido em excesso porque guarda um grande poder laxativo também, a menos que essa seja a ação que deseja atingir.

O chá de suas pétalas é recomendado também como fonte calmante.

flor de clitoria

CLITORIA TENATEA

A clitória ou fada azul ou ervilha borboleta é uma planta herbácea nativa da região equatorial da Ásia, Tailândia e Malásia, mas foi introduzido na África, Austrália e América. 

Estas flores são comestíveis e também utilizadas como medicamentos caseiros para problemas de memória, estresse, depressão, convulsões, ansiedade e também como sedativo e ansiolítico.

Seu chá tem um forte azul que muda de cor quando entra em contato com meios ácidos, como o limão por exemplo, onde muda de azul para roxo. Assim é possível atingir várias tonalidades entre azulado e arroxeado de acordo com a solução onde está inserida. É utilizada como corante natural e serve para colorir naturalmente alimentos, bebidas, chás, bolos, pães e doces; sendo rica em flavonóides, antocianinas e antioxidantes., sendo por isso muito útil para manter a pele sempre bonita.

flores de lavanda

LAVANDA

A lavanda também é conhecida como alfazema, uma herbácea de densa ramagem proveniente da região mediterrânea.

Suas flores delicadas exalam um delicioso aroma e por isso são utilizadas em loções, cremes e outros cosméticos.

Por suas caracteristicas fungicidas, não é raro ser encontrado em produtos de limpeza e suas propriedades medicinais permitem seu uso em inúmeras enfermidades como asma, coqueluche, faringite, nevralgias, contusões, prurido, vertigens e tosse.

Além destes, ainda é considerada como anti-espasmódico, estimulante e diurético.

Seu uso ocorre através do chá das pétalas ou do seu óleo essencial.

Estas foram algumas flores, que são utilizadas em benefício humano para várias áreas que além das propriedades medicinais, são utilizados em cosméticos ou até produtos de limpeza.

Na maioria das vezes, seu uso é melhor aproveitado através da extração do óleo essencial, muito utilizado na aromaterapia que é uma terapia holística que usa sensações, sentimentos, memórias, reações físicas e todos os outros estímulos provocadas pela inalação dos aromas, afim de promover seu bem-estar físico e emocional, ter um sistema imunológico mais resistente, viver e envelhecer com mais saúde.

Veja como é fácil fazer uma água de cheiro de lavanda e capim limão, assista ao vídeo no link abaixo:

Clique Aqui

Se você conhece alguma flor que deixei de fora na minha lista, comente abaixo! Vou adorar ler seu comentário!

Até mais!

Artigos Relacionados:

Link: Como Fazer um SPA em Casa?

Blog Saúde e Bem-Estar

Comentários

Mais visitadas

As 16 Melhores Dicas pra Cuidar Bem do Cérebro

Não importa quem você seja, mas existe uma certeza que nos conecta além da morte; com o passar do tempo o cérebro de todos nós começa a envelhecer e sentir algum impacto disso, por menor que seja. Porém, independente da idade existem medidas capazes de retardar ou até reverter este processo, mantendo seu cérebro jovem e sua mente estimulada. Quer saber como cuidar bem do seu cérebro? Separei 16 dicas incríveis para te ajudar a manter o seu cérebro saudável. Vamos começar. 1 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Parece meio clichê e um tanto quanto batido, sempre introduzir a alimentação equilibrada em qualquer tópico que envolva saúde, mas se é algo tão óbvio, por que as pessoas ainda teimam em resistir a isso?? Pesquisas mostram que alguns nutrientes são muito importantes no auxílio do bom desempenho das funções cerebrais, por isso procure introduzir na sua dieta alimentos que contenham: Ômega 3 - encontrados  em peixes como salmão, sardinha, atum e arenque e em vegetais como soja e noz; Vitaminas a

Como Fazer Biquíni de Fita Isolante para Bronzeamento

O biquíni de fita isolante virou febre depois de ser usado pela Anitta em seu clipe. Mulheres de todo o Brasil estão buscando aquela marquinha de biquíni perfeita e uniforme. Aprenda como fazer o biquíni de fita isolante para bronzeamento em casa. Veja quais materiais vai precisar, como fazer o corte da fita, como montar, e dicas para um potencializar o seu bronzeamento. O que é Biquíni de Fita Isolante? É o biquíni feito com fita adesiva montado direto sobre o corpo. O biquíni de fita isolante é usado para ter uma marquinha de biquíni perfeita e uniforme.  O biquíni de fita é montado no seu corpo de acordo com a sua preferência e/ou modelo, o biquíni fixa na pele deixando a marquinha desenhada e bem definida. Ele se popularizou no Brasil depois de ser usado pela Anitta no clipe “Vai, malandra”. E virou moda nas lajes e praias do Rio de Janeiro. Quais Materiais vou Precisar para Fazer o Biquíni de Fita? Fita Plástica Adesiva Tesoura/Estilete Régua Bronzeador Recomendamos a ajuda de uma

Como Fazer um SPA em Casa?

Depois de toda a turbulência que iniciou-se em 2020, uma mudança parece ter começado a se internalizar em pessoas de todo o mundo que buscam se reconectar com seu eu interior e com a natureza, através de uma vida mais minimalista e relaxada. Esta busca por relaxamento aumentou 86% as buscas globais por rituais de banhos, banhos de imersão e spa em banheiros e em 180% as buscas por banhos de limpeza espiritual. TRANSFORMANDO SEU BANHEIRO EM SPA Se você quer ter um momento relaxante e afastar as energias negativas, uma boa dica é um delicioso banho de imersão e para isso a primeira coisa que você precisa saber é como escolher uma banheira ideal para o seu banheiro. 1- ESCOLHENDO SUA BANHEIRA Selecionar uma banheira ideal depende do desejo do morador e do tamanho do cômodo, porém  se escolher por cores mais claras, pedras, tons terrosos dará um ar mais relaxante e quanto ao melhor modelo, você tem uma variedade bem grande para se decidir, com banheiras de imersão, ofurô, banheiras de apoi