Pular para o conteúdo principal

As 16 Melhores Dicas pra Cuidar Bem do Cérebro

Não importa quem você seja, mas existe uma certeza que nos conecta além da morte; com o passar do tempo o cérebro de todos nós começa a envelhecer e sentir algum impacto disso, por menor que seja.

Porém, independente da idade existem medidas capazes de retardar ou até reverter este processo, mantendo seu cérebro jovem e sua mente estimulada.

Quer saber como cuidar bem do seu cérebro? Separei 16 dicas incríveis para te ajudar a manter o seu cérebro saudável. Vamos começar.

corpo humano destacando o cérebro

1 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Parece meio clichê e um tanto quanto batido, sempre introduzir a alimentação equilibrada em qualquer tópico que envolva saúde, mas se é algo tão óbvio, por que as pessoas ainda teimam em resistir a isso??

Pesquisas mostram que alguns nutrientes são muito importantes no auxílio do bom desempenho das funções cerebrais, por isso procure introduzir na sua dieta alimentos que contenham:

  • Ômega 3 - encontrados  em peixes como salmão, sardinha, atum e arenque e em vegetais como soja e noz;
  • Vitaminas antioxidantes – Amora, cravo, alcachofra, kiwi, cúrcuma, maçã, tomate, óleo de gergelim, laranja, brócolis, salmão, cacau, batata doce, uva, goji berry, mirtilo, noz, linhaça, azeite de oliva, aveia, morango, alho, frutas cítricas e frutas vermelhas;
  • Vitamina B12 - atum, carne, leite, ovos, bife de fígado, agrião, salmão, truta, caranguejo, arenque, sardinhas, ostras, mexilhões, mariscos, queijo; 
  • Folatos -  espinafre, acelga, alface, lentilha e feijão.
  • Fitonutrientes - são antioxidantes naturais, presentes em diversos alimentos, especialmente as folhas verdes, legumes e vegetais. 

E claro, beber bastante água .

2 - PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de exercícios físicos estimula os neurônios, melhora a resposta cardiovascular, garantindo sempre um bom fluxo sanguíneo para o cérebro e todo o corpo.

Além disso atividades físicas fazem com que o cérebro libere dopamina, hormônio que age garantindo bem-estar. 

Ou seja, MEXA-SE!

3 - MEDITAÇÃO

Cada vez mais difundida, a meditação é um ótimo mecanismo de concentração e autoconhecimento. Com apenas 5 ou 10 minutinhos por dia, você vai adquirir um estado de consciência plena e com isso reduzir estresse, ansiedade e automatismos da vida diária.

mulher meditando

4 - HÁBITO DE LEITURA

Assim como para manter a boa forma do corpo precisamos nos exercitar, com o cérebro não é diferente e a leitura é uma ginástica cerebral, que aumenta o fluxo sanguíneo nas áreas requeridas para a concentração e ainda te deixa com melhor vocabulário, mais engajado socialmente, mais consciente do mundo ao redor e com isso mais relaxado e feliz.

5 - EVITAR BEBIDAS ALCOÓLICAS

O álcool é tóxico para o sistema nervoso, destrói células cerebrais e ataca os neurônios e o hipocampo, onde ficam guardadas as memórias.

6 - DORMIR BEM

Às vezes, mergulhamos nas nossas tarefas habituais de uma tal maneira que abdicamos de cumprir nossos processos fisiológicos mais simples e primordiais, como por exemplo uma boa noite de sono. 

Quando dormimos, tudo que vimos e aprendemos durante o dia se estabelece no hipocampo e se estabiliza ali para que seja resgatado quando precisar ser acessado novamente, ou seja, as nossas memórias se consolidam durante o sono.

E aqui não tem a ver apenas com a quantidade de horas dormidas, mas sim com a qualidade do sono. Não adianta dizer que dormiu 8 horas seguidas, mas com barulhos externos, a mente cansada etc. Devemos estabelecer nosso ritual personalizado de sono, sempre num horário determinado, com poucos estímulos (luzes e sons), de preferência meditando um pouco antes de dormir.

7 - EVITAR O STRESS

Pelo que já foi citado, é óbvio que o stress é um ponto focal aqui nesta lista.

Quem nunca ficou sobrecarregado com uma tarefa ou uma emoção e sentiu que o cérebro estava prestes a explodir? 

8 - APRENDER UM NOVO IDIOMA

Outra dica muito interessante é aprender um novo idioma. Isto é um exercício fantástico já que o aprendizado de uma língua nova requer assimilação de novos fonemas, novos padrões, símbolos, regras, ou seja, exige bastante de várias áreas do cérebro que vão aumentar o aporte sanguíneo e ficar muito estimuladas. Embora realmente seja mais fácil para indivíduos mais jovens,  não existe idade para aprender um novo idioma, qualquer um pode investir nisso em qualquer época da vida.

9 - PENSAR POSITIVAMENTE

O cérebro é bastante influenciado pelo ambiente e pelos processos sensoriais como olfato, tato, visão, paladar, gustação . A partir de nossas vivências os estímulos neurais vão sinalizando ao cérebro a nossa percepção do mundo e se alguma experiência externa for negativa, isso será refletido também, como é o caso de doenças ou drogas. 

Tão nocivo quanto estes fatores, são os pensamentos tóxicos, discussões, problematizações etc, que vão barrar o seu potencial de viver plenamente e vão demandar muito esforço cerebral para tentar inibir estes pensamentos e más sensações, uma vez que somos uma máquina biológica projetada para viver em equilíbrio e acima de tudo, da melhor maneira possível.

mulher de braços abertos

Por isso, cultive bons pensamentos, boas atitudes e poupe a energia do cérebro para as coisas que realmente importam.

Se você é uma pessoa pessimista, um bom conselho que posso te dar é ter um caderninho “da positividade e gratidão”. Experimente anotar sempre que acordar ou antes de dormir pelo menos três coisas pelas quais você seja grato ou três coisas que você gosta de fazer, todos os dias e depois de um tempo você vai acabar passando por uma real transformação interior. Acredite, isso funciona!!!

10 - EXERCITE A GRATIDÃO

Este tópico está intimamente ligado ao tópico anterior, já que a prática da gratidão nos faz transbordar de bons sentimentos e pensamentos positivos, nos fazendo sentir melhor e incentivando a maquinaria cerebral a trabalhar “sem preocupações”.

Aqui a dica que tenho para dar é que a gratidão não é para ser exercida apenas com os outros, mas sim com nós mesmos. 

Só depois de adulta, eu entendi que passamos a vida toda aprendendo a viver socialmente, como lidar com o outro, perdoar o outro, mas jamais alguém nos ensina a lidar conosco. Então, exercite a autogratidão também e pra começar a trabalhar esse ponto, você vai utilizar aquele mesmo caderninho do tópico anterior . Seja feliz!

11 - TENHA ALGUM HOBBIE

Você apenas trabalha ou faz algo que realmente gosta de fazer por você e não por obrigação ou pelos outros??

Com certeza muitas pessoas trabalham em algo que realmente amam, mas aqui o que quero dizer é que você deve ter num cantinho escondido alguma atividade que faz o coração “cantar”. Pode ser tocar um instrumento, cantar, pintar, costurar ou até mesmo viajar. Enfim, deve existir algo que você goste de fazer para relaxar e descansar das tarefas do dia a dia, isso é ótimo porque tira o foco do cérebro das tensões do cotidiano.

Além do mais, li em algum lugar que um pouco de ócio não faz mal a ninguém e até ajuda o cérebro a dar uma “respirada” e consolidar as memórias.

Descanse!!

12 - VALORIZAR A VIDA SOCIAL

Ter vínculos com pessoas de quem gostamos e que nos fazem bem, dá sensação de felicidade e além disso, durante a interação social, várias coisas são aprendidas e todos estes estímulos são enviados e processados pelo cérebro.

13 - AUTOCONHECIMENTO

Junto com o autoconhecimento, destaco o reconhecimento de seus sentimentos legítimos. Às vezes nos portamos de uma maneira que não é natural para nós, afim de agradar ao meio em que vivemos.

Ser educado é importante, mas tudo tem limites. É necessário vivenciar nosso sentimento real para consolidar uma memória fielmente relacionada com o momento. 

Por exemplo, você caiu quando criança e chorou porque se machucou. Essa marca ficará registrada e talvez sempre que você vir alguma bicicleta parecida com a do fatídico dia, ou da mesma marca, você rapidamente vai se conectar  àquela lembrança.

14 - EXERCITAR A MENTE

Pelo que já foi exposto, é possível inferir que o exercício mental é um verdadeiro treinamento para o cérebro, mas aqui quero te dar algumas ideias de como fazer isso.

Através de joguinhos como sudoku, quebra-cabeças, xadrez, cubo mágico, caça-palavras, cruzadinhas ou quem sabem escrevendo um blog?

15 - APRENDA COISAS NOVAS

Permita-se aprender sempre algo novo. Cozinhar um prato diferente, tocar um instrumento, viajar para um lugar desconhecido, enfim, faça coisas (boas) que você nunca fez antes.

16 - MANTENHA SEU CORPO SAUDÁVEL

Além das atividades físicas, alimentação saudável e tudo o que já foi dito, você precisa se policiar  e tentar manter seu corpo em dia, se submetendo também a consultas médicas de rotina e checando o funcionamento geral do corpo. 

Para funcionar bem, o cérebro precisa de aporte sanguíneo adequado e para que isso ocorra, todo o organismo precisa trabalhar orquestrado, portanto é necessário controlarmos a pressão arterial, os níveis da glicemia, do colesterol e triglicerídeos, não usarmos medicamentos sem prescrição ou drogas ilícitas.

Aqui enumerei a minha lista das 16 melhores dicas para cuidar bem do cérebro e mantê-lo saudável, mas gostaria de saber de você. Se pudesse escolher apenas 3 hábitos principais dessa lista, quais tópicos você escolheria???

Deixe sua resposta aqui nos comentários, vou adorar conhecer a sua opinião!!!

Se estiver gostando do blog, compartilhe com seus amigos!

Blog Saúde e Bem-Estar

Comentários

Mais visitadas

Como Fazer Biquíni de Fita Isolante para Bronzeamento

O biquíni de fita isolante virou febre depois de ser usado pela Anitta em seu clipe. Mulheres de todo o Brasil estão buscando aquela marquinha de biquíni perfeita e uniforme. Aprenda como fazer o biquíni de fita isolante para bronzeamento em casa. Veja quais materiais vai precisar, como fazer o corte da fita, como montar, e dicas para um potencializar o seu bronzeamento. O que é Biquíni de Fita Isolante? É o biquíni feito com fita adesiva montado direto sobre o corpo. O biquíni de fita isolante é usado para ter uma marquinha de biquíni perfeita e uniforme.  O biquíni de fita é montado no seu corpo de acordo com a sua preferência e/ou modelo, o biquíni fixa na pele deixando a marquinha desenhada e bem definida. Ele se popularizou no Brasil depois de ser usado pela Anitta no clipe “Vai, malandra”. E virou moda nas lajes e praias do Rio de Janeiro. Quais Materiais vou Precisar para Fazer o Biquíni de Fita? Fita Plástica Adesiva Tesoura/Estilete Régua Bronzeador Recomendamos a ajuda de uma

Como Fazer um SPA em Casa?

Depois de toda a turbulência que iniciou-se em 2020, uma mudança parece ter começado a se internalizar em pessoas de todo o mundo que buscam se reconectar com seu eu interior e com a natureza, através de uma vida mais minimalista e relaxada. Esta busca por relaxamento aumentou 86% as buscas globais por rituais de banhos, banhos de imersão e spa em banheiros e em 180% as buscas por banhos de limpeza espiritual. TRANSFORMANDO SEU BANHEIRO EM SPA Se você quer ter um momento relaxante e afastar as energias negativas, uma boa dica é um delicioso banho de imersão e para isso a primeira coisa que você precisa saber é como escolher uma banheira ideal para o seu banheiro. 1- ESCOLHENDO SUA BANHEIRA Selecionar uma banheira ideal depende do desejo do morador e do tamanho do cômodo, porém  se escolher por cores mais claras, pedras, tons terrosos dará um ar mais relaxante e quanto ao melhor modelo, você tem uma variedade bem grande para se decidir, com banheiras de imersão, ofurô, banheiras de apoi